1. Faça o download do Apex 3.1.1 em http://www.oracle.com/technology/products/database/application_express/download.html. É o arquivo apex_3.1.1.zip – 87,5MB.
2. Descompacte o arquivo mantendo a estrutura das pastas. Copie a subpasta “apex” para a raiz do drive C:, de modo a facilitar as instruções. Veja como ficaria:
3. Agora começa um trabalho típico de administração de banco de dados. Abra uma janela do DOS (botão Iniciar / Executar / cmd), navegue até a pasta c:apex e execute o comando sqlplus /nolog para abrir o SQL*Plus, ferramenta de modo caracter que permite fazer tudo no banco.
4. Em seguida conecte-se como administrador do banco. Execute o comandoconnect sys as sysdbae digite a senha que você configurou na instalação do Oracle 10g XE.
5. Se você estava na pasta c:apex antes de iniciar o SQL*Plus, digite o comando de upgrade do Apex abaixo e aguarde alguns minutos:@apxrtins SYSAUX SYSAUX TEMP /i/Se você não estava na pasta c:apex, o comando não funcionará. Nesse caso, digite os comandos disconnect e depois exit e recomece.
6. Quando acabar o upgrade, será necessário criar uma senha de administrador do Apex (usuário ADMIN), que não se confunde com a senha de sys do banco de dados.
7. Digite o comando abaixo e digite a senha do usuário ADMIN do Apex 3.1.1:@apxchpwd
8. Considerando que você está logado com a senha de sys, migre as imagens do novo Apex com o comando:@apxldimg.sqlPressione ao ser solicitado de um parâmetro no início do processo. Aguarde alguns minutos.
9. Quando acabar de migrar as imagens será necessário a execução de um PATH para que as imagens sejam carregadas, digite o seguinte comando (exatamente como mostrado, sem efetuar substituições!):
@apxldimg C:

10. Digite o comando:@apxxepwd.sql #senha do Admin#em que #senha do Admin# corresponde à senha do usuário ADMIN que você escolheu no passo 7.
11. Saia do SQL*Plus com os comandos disconnect e depois exit. Para testar até aqui, vá em botão Iniciar / Todos os programas / Oracle Database 10g Express Edition / Ir para a Home Page de Banco de Dados.
12. Rode o script apex_epg_config.sql se for usar o xml.
13. Se ainda persistir problemas veja se exitem objetos invalidos recompile use utlrp.sql