De graça:

Nao adianta imaginar, pensar, ou refletir que um codigo aberto é simplesmente de graça, isso ate agride a inteligencia de qualquer ser humano – alguem sempre ta pagando a conta. De gratis, so o AR que respiramos.
E que se é open é o melhor e o mais rapido, e que nunca ira se pagar algo pra se ter uma solucao. Sempre tem um plugin pra se licenciar. Sempre temos um bom produto com boas pessoas e uma boa empresa por tras que nos garante isso. E isso OBVIAMENTE precisa de dinheiro, de todas as formas imaginaveis, ate para pagar a energia eletrica do servidor que hospeda o servidor de arquivos do servidor “FREE!!!”.
A Oracle, no meu ponto de vista, investiu no melhor e obviamente vai melhorar os produtos. Eu acho correto cobrar pelo suporte porque se voce quer uma configuracao melhor e maior deve pagar, ja patch e correcoes ja devem fazer parte do produto nao devem ser adquiridos a parte (vc errou vc deve corrigir). A SUN pagava a conta por ter o java, e o vendeu, se fosse extremamente lucrativo teria vendido ?

O que acho:

Os produtos que sao melhores devem sobreviver. Os que nao sao tao bons quanto o que existem da oracle, devem se manter na mesma versao que se encontram.
Veja o AS10g – agora seu kernel (servidor) é o BEA. O AS10g em alguns sites era penalizado em termos de performance, mas existe algum servidor que roda todos os produtos Oracle ? Ja viram um produto cliente servidor ir pra WEB sem mudar uma linha de codigo como o Oracle Forms ? Rodar o java puro e simples ate tomcat faz. Agora J2EE puro, tudo bem temos o Jboss, mas roda o que alem do java J2EE ? Qual produto ? Alias qual a gama de produtos ?
A Oracle foi uma das primeiras a criar seu servidor proprio (tinha seu proprio container, OAS 4.0) A Oracle pra mim continua a melhor de todas juntas.

Solaris ?

Nao se preocupe, Solaris tem varias caracteristicas que o Linux nao tem, o SO é incrivel.

Java vai acabar ?

Só se for para interromper 90% das paginas WEB da internet, fora os sistemas. O java é bytecode interpretado, lento pra até morrer, o que a Oracle deveria era criar um codigo que aumenta a sua velocidade e melhoria de uso de memoria. Bom seria isso que encontramos – estou com medo do java acabar – nas listas de discussao ?

Mysql codigo encerrado ?

Deveria ser encorporado ao banco oracle express que atualmente é free até 4GB como uma option quem sabe! O Oracle express atende aos pequenos e quando for grande, compre a licenca standard e cresça ! Quem usa somente o mysql nao sabe o que esta perdendo.

Minha conclusao:

A grande maioria dos softwares que rodam em piloto automatico, nao atendem aos gigantes. Os pequenos se acham resolvidos e portanto acham que a solucao é identica pra todos. Gente, entenda e estudo o software Oracle ou pelo menos leiam sobre os produtos, veja uma solução usando RAC na pratica, um AS10G em cluster na pratica, desenvolvimento e utilização do ADF e OFA, BAM, SOA suite, ERP Ebussines suite….

E nao somente dizer:

RODA, eu ja instalei, é next next finish, eu vi na internet uma reportagem….

A concorrencia é saudavel, portanto pessoal acho que alguns devem ficar acordados mais algumas milhares de noites para não deixar passar …